Vamos conversar!
Vamos conversar!
08/11/2023     Pós- Adoção    Kelly Caraça

O fantasma da devolução.

A devolução é um termo popular, que significa desistir do processo de adoção, ou seja, repetir o abandono na vida da criança e do adolescente. E o medo da "devolução" é algo presente nos pretendentes à adoção. Vamos conversar sobre ele?!

Pretendentes, famílias por adoção, crianças, adolescentes e os profissionais temem que esse “fantasma” apareça e que isso se concretize de alguma forma. Mas, pouco se fala sobre a devolução, e o que poderíamos fazer, para diminuir o risco da “reedição do abandono” acontecer.

E esse fantasma amedronta os pretendentes e famílias por adoção. Como todo fantasma, simbolicamente, parece que falar sobre ele é como se estivéssemos o invocando. 

Esse fantasma é solitário, não encontra espaço para diálogo. Ele é feito de insegurança e despreparo, de todos os envolvidos no processo, por isso, precisamos falar mais sobre a preparação, não só dos pretendentes, mas dos profissionais que são responsáveis por preparar as crianças e os adolescentes para adoção.

Como não falamos, não o conhecemos com profundidade, qualquer dúvida, sentimento de “não vou dar conta” e exaustão, os pais temem ser a manifestação do fantasma, muitos amedrontados, não encontram lugar, um profissional ou pessoa disponível para ouvi-los, acolhê-los e orientá-los sem julgamento.

Nos processos de pós adoção que acompanhei, é comum as famílias descreverem os “sinais” do fantasma, com medo de serem mal interpretados, e sempre que tiro a máscara do fantasma, e os convido para olharmos para ele, sem as lentes do medo, as famílias sentem-se aliviadas de poderem falar sobre o tema, de forma honesta, cuidadosa e respeitosa.

E juntos, avaliamos se realmente é um fantasma, ou só um medo ou qualquer outro sentimento natural no processo de construção de vínculos.

Em muitos casos, o fantasma é desmascarado e descobrimos que era só um medo de dar tudo errado. Em outros, percebemos que esse fantasma, é mais velho que a decisão em adotar, e na verdade ele tem outra razão para existir, que só se vestiu de “adoção”, mas alinhamos formas de olhar para ele, com cuidado que ele requer.

E quando os envolvidos encontram ouvidos empáticos, olhares acolhedores, e palavras de conforto e orientação, os riscos desses sentimentos se tornarem de fato, um fantasma poderoso, se desfazem.


Kelly Caraça
Psicóloga Clínica - CRP 06/127.713

Kelly Caraça
Vamos conversar!

Kelly Caraça

Kelly Caraça
Psicóloga Clínica - CRP 06/127.713

Fale Comigo
(11) 95922-0940

Horário de Atendimento
Segunda à Sexta-feira, com horários de atendimento entre 9h às 16h.

Atendimento Online
Atenção: Este site não oferece atendimento ou aconselhamento imediato a pessoas com crise suicída. Em caso de crise ligue para o CVV 188.
Em caso de emergência, procure o hospital mais próximo. Havendo risco de morte, ligue imediatamente para o SAMU 192. ou Corpo de Bombeiros 193.

©Copyright Kelly Caraça - 2023. Todos os direitos reservados.